Eu sou simplesmente louca por qualquer coisa que seja de chocolate. Sim, se pudesse, comeria chocolate todos os dias! 😛 Mas como não dá, preciso sempre criar alternativas saudáveis pra quando a vontade de comer um docinho bater.
Já faz bastante tempo que conheço essa receita de bolo de integral de cacau (que eu amo e que é super deliciosa, por sinal ♥), mas foi só esses dias que pensei que poderia compartilhar ela com vocês aqui no blog. Afinal, coisa boa e saudável merece sempre ser compartilhada, né?
Ela é super fácil e rápida de fazer (que é o meu método preferido de fazer comida — receitas complicadas e que precisam de vários ingredientes e aparelhos não é comigo!). Em apenas 25 minutos, esse bolinho estará pronto na sua casa e preparado pra deixar o café da manhã ou da tarde muuito mais gostoso e saudável!
Aí vai a receita, ó:
Ingredientes:
3 ovos
1 xícara e meia de farinha integral
1/2 de farinha (ou flocos finos) de aveia
1 xícara de açúcar demerara ou mascavo
1 xícara de água morna (não pode ser fervente)
1/3 xícara de óleo (qualquer um)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento
Como fazer:
1) Despeje no liquidificador ou processador todos os líquidos (água, óleo e ovos) e bata.
2) Misture os secos (farinha integral, aveia, açúcar demerara/mascavo e cacau) em uma tigela.
3) Agora despeje os ingredientes secos no liquidificador e bata novamente, misturando os secos com o líquido. Por último, acrescente o fermento e misture rapidamente.
4) Despeje a massa do bolo em uma forma untada, e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 25 minutos.
5) Prontinho! ♥
CALDA DO BOLO
Se você é como eu e não recusa uma calda por cima do bolo, aí vai a minha receita dela — que é mais saudável do que a tradicional:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa leite
2 colheres de margarina light ou manteiga light
Como fazer:
Misture todos os ingredientes acima numa panela pequena e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre, até que a calda fique grossinha. Despeje a calda em cima do bolo ainda quente. Se preferir, cubra com coco ralado sem açúcar. 🙂
Fica ou não fica uma cara boa? 😀 ♥ Mas juro que não é só a cara, viu? Hehe
Se fizer a receita, me marca na foto? Amaria ver como ficou o seu bolo. 🙂
Beijooos,
Uma ótima semana pra você!