Brainstorm

Você sofre de insatisfação crônica?

insatisfacao-cronica-woody-allen-filme-trabalho-viagem-vida-1O meu filme preferido do Woody Allen é Vicky Cristina Barcelona. É um filme engraçado e que te faz pensar na vida, principalmente após uma cena específica.

No meio do filme, a personagem Maria Elena (Penélope Cruz) diz que Cristina (Scarllet Johansson) sofre de “Insatisfação Crônica“, já que ela nunca sabe o que quer da vida e sempre está insatisfeita.

E me fez pensar: será que todos nós não sofremos disso também?

Se é verão, reclamamos do calor; se está chovendo, sentimos saudades dos dias ensolarados. Quando temos um trabalho 8-18h, torcemos pro fim de semana chegar logo e a timeline do Facebook sofre com a chuvarada de “Já é sexta-feira?”.

No emprego, sonhamos acordados em pegar uma mala e desbravar o mundo, trabalhando um mês em cada lugar — sem laços, sem amarras. Se perdemos o emprego, ficamos saudosos lembrando de como era bom acordar às 6 da manhã e ter um lugar para onde ir.

insatisfacao-cronica-woody-allen-filme-trabalho-viagem-vida-3Se você finalmente ganha aquela promoção no trabalho, a satisfação vem na hora, mas é momentânea: alguns meses depois, você vai se pegar pensando em como seria bom abrir o próprio negócio. Se colocamos o sonho de morar fora do País em prática, depois de um tempo, o Brasil não parece mais tão ruim assim quanto antes. Se compramos um apartamento para pagar durante 15 ou 20 anos, ficamos os exatos 15 ou 20 anos pensando em quantas viagens poderiam ter sido feitas com esse dinheiro.

Será que a gente nunca consegue ficar satisfeito 100% e simplesmente aproveitar o momento? Precisamos sempre querer mais e planejar mais e continuar com aquele sentimento de ainda-não-é-isso-que-eu-quero?

Talvez a insatisfação crônica, essa coisa de “sempre sonhar e não se acomodar” seja o segredo da vida. Talvez.

Tudo com equilíbrio, claro, até porque aventura não paga aposentadoria. Mas o que também não dá pra fazer é viver a semana com tantos sonhos e não colocar nenhum em prática, só à espera da sexta-feira pra aliviar a insatisfação.

insatisfacao-cronica-woody-allen-filme-trabalho-viagem-vida-2Fotos/ Pictures: Concedidas por Pexels.com / Kindly granted by Pexels.com


brainstorm-oct16
Esse texto faz parte da categoria “Brainstorm“, onde escrevo sobre coisas que me fazem pensar durante a caminhada pro trabalho, uma conversa com alguém ou ao tomar um café. Espero que goste!

 

assinaturaoficial

You Might Also Like