Viagens

Impressões De Viagem: Amsterdam

Confesso que sempre tive um pé atrás com Amsterdam. Como a cidade é conhecida por ser “liberal”, achava que a cada esquina teria algo muito estranho acontecendo e que era impossível ser tão legal quanto as pessoas faziam parecer.

Segui com a cabeça fechada e sem dar muita bola pra ela por uns bons anos. Quando buscava um próximo destino, os olhos passavam por cima da palavra “Amsterdam”, mas logo a ignoravam. Até que, uns 3 meses atrás, estava eu pesquisando as capitais da Europa que ainda não havia conhecido e parei pra pensar um pouco sobre a capital holandesa. Cheguei à conclusão de que uma hora ou outra esse encontro precisava acontecer. E, então, meu budget fez a escolha por mim… hehe

Essa viagem meio que tinha tudo pra ser negativa por vários fatores:

  1. Realmente não sabia o que esperar de Amsterdam.
  2. Era a primeira vez que iria viajar de avião depois de um problema de saúde que tive, então não sabia como meu corpo iria reagir.
  3. No dia da viagem, acordei com a sensação de que estava esquecendo de alguma coisa. Então vasculhei a casa inteira atrás dessa “coisa” que eu não sabia o que era. Li e reli meu check-list umas 372 vezes e nada. Entramos no táxi pra ir pro aeroporto e nada. Mas quando chegamos no aeroporto… adivinha? Lembrei do que estava esquecendo: de um remédio super importante. Eu, chorando de raiva de mim mesmo, e o Vitor, calmo como sempre, entramos no táxi de novo e voltamos pra casa pra buscar esse bendito remédio. E lá fomos nós de novo. Uns 70 euros mais pobres depois de tantos táxis, chegamos a tempo ainda de tomar um café antes da partida — ufa!

E, então, a viagem que tinha tudo pra não ser tão legal, acabou sendo a melhor que já fiz!

Quando aterrissamos na cidade, deixamos as malas no hotel e logo fomos conhecer a região. Gostando ou não, a gente precisava seguir o roteiro que eu tinha criado (né?). Até que…

…Em apenas 10 minutos de caminhada, em direção ao parque Vondelpark, eu e o Vitor nos olhamos e, na mesma hora, dissemos um pro outro: “a gente precisa morar aqui!”.

É sério. Foi instantâneo.

Os prédios colados uns nos outros, a imagem dos canais que você vê a todo o momento, as centenas de bicicletas por todo o lugar, e as florzinhas decorando cada canto de janela e de porta fazem parte do clichê que deixa qualquer um sonhando acordado sobre viver por lá.

Mas o que mais me encantou foi o estilo de vida que eles levam: consomem menos fast food e mais alimentos saudáveis, andam muito a pé e de bicicleta, utilizam mais produtos orgânicos, apoiam mais as lojas locais e pequenas, e consomem muita arte e cultura. Você também sempre vê gente pertos dos canais conversando com amigos, como se tivessem todo o tempo do mundo. É o que eu chamo de Slow Living. ❤️  Hygge* é fichinha na Holanda.

Amsterdam é uma cidade grande, mas conseguimos fazer a maioria das coisas a pé — raramente usávamos o trem elétrico. E tem muitas opções de lugares para conhecer: diversos museus, parques, galerias, cafés, restaurantes, lojinhas autênticas, etc. Definitivamente é impossível ficar entediado por lá.

Apesar de sua má fama, ela não é tão diferente assim. A cidade e as leis são tão organizadas e corretas, que você nem imagina que é a mesma Amsterdam de que tanta gente fala.


Sim. A cidade é linda e fotogênica, a atmosfera dela é muito gostosa, e o holandeses são super queridos. Com certeza voltaria e recomendo para qualquer um. ❤️

Admito que depois que voltamos para Dublin, nos levou mais ou menos uma meia hora pra começar a olhar apartamentos para morar lá Hahah! Nada como nos permitir sonhar acordado um pouquinho, não é mesmo? 😛 Quem sabe um dia?! Never say never. 🙂


Já que você está aqui, que tal conferir meu último post Pequeno Guia De Amsterdam? Dei várias dicas sobre lugares para visitar, o que fazer, onde comer e o que ver na cidade. Acho que você vai gostar. 😉 Clique aqui.


Madly,

Me.

 

Fotos: Bruna Eloise & Vitor Leepklan.


*Hygge: estilo de vida dinamarquês, que incentiva aproveitar profundamente os pequenos momentos do dia a dia.

You Might Also Like